Umbraco 7

Conhecendo Umbraco 7

Em novembro de 2013, a Umbraco lançou a última versão de seu sistema de gerenciamento de conteúdo o Umbraco 7. Como todos sabem o CMS é Open Source e já possui mais de  155 mil instalações. Essa versão possui várias mudanças, Back-Office, compilação .NET 4.5 e o uso de AngularJs.

Back-Office

A mudança mais importante, e principalmente o propósito do lançamento, é o ambiente de criação de conteúdo o Back-Office. Toda a interface foi reconstruída do zero focando na simplicidade, velocidade e desempenho. As ações antes para criar uma página precisavam de vários cliques. O usuário agora pode realizar o mesmo em apenas dois cliques. Graças a estruturas do lado do cliente como AngularJS e última versão do .NET 4.5, o Umbraco 7 Back-Office estabelece novos padrões de desempenho e usabilidade.

 Mídia

A reformulação não foi somente na parte de criar conteúdo, mas criar mídias foi completamente reconstruída. As novas alterações permitem arrastar e soltar a partir do desktop para a biblioteca de Mídia e arrastar e soltar da Mídia para o conteúdo.

 Mídia de Incorporação

 Outro recurso legal é o botão de novas Mídias de incorporação. Antes, para incorporar um vídeo do Youtube na página teria que ir até a página do vídeo  copiar e colar o html da incorporação. Agora no editor de texto basta colar o link do video e pronto!

 ListView

Outra novo recurso é o exibir os nós filhos em lista. As vezes a árvore de conteúdo fica muito grande e listar todos os nós deixa o carregamento muito lento. Com esse recurso ficou mais fácil visualizar e localizar os nós filhos sem precisar ficar rolando a árvore de conteúdo.

E a principal mudança foi o layout do Back-Office. Ficou mais simples, funcional e moderno. Facilmente visualizado em dispositivos móveis celulares e tablets.

Veja o vídeo explicando as mudanças.

(usamos a versão 6 para o blog. Para adicionar o video precisamos ir até o video no Youtube copiar a incorporação e colar aqui. Se fosse no 7 somente colar o link!)

 

isso é tudo!